segunda-feira, 6 de abril de 2009

EDUCAÇÃO (!!!) a Distância

O que é a EaD???

Para mim, Educação a Distância é, antes de mais nada, Educação. E deve ter, para todos os atores envolvidos, a mesma importância dada à Presencial. É fundamental que haja compromisso e interesse por parte dos alunos e que a interação professor-aluno seja agradável e frequente, pautada na afetividade, para que todos sintam-se motivados e que a aprendizagem seja significativa gerando resultados satisfatórios. 

Principalmente pela forte presença da idéia de "Educação Colaborativa" nos dias de hoje, eu usaria "partilhar conhecimento" no lugar de "transmitir conhecimento". E considero necessário tomarmos cuidado com esse objetivo de "instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo", porque, às vezes, deixa-se de lado a educação de qualidade, a aprendizagem significativa (ou seja, se aquele conhecimento, de fato, fez algum sentido para o educando) apenas para alcançar esse objetivo que se assemelha ao que Paulo Freire chama de Educação Bancária.

Holmberg dá um caráter inovador para a EaD ao dizer que a aprendizagem pode ocorrer sem a presença do professor.

Bastante importante o conceito da presença do diálogo na EaD, mostrando que há uma comunicação de mão dupla nesse processo, na qual estudantes partilham seus conhecimentos com outros colegas estudantes e com o professor, que pode e deve aproveitar o valioso momento de troca com seus alunos. A autonomia do estudante é sem dúvida uma forte característica da Educação a Distância. Só não concordo com o conceito dado por Moore em dois momentos: quando ele diz "baixo diálogo" (acho que deve haver uma tentativa de se manter um forte e constante diálogo, e não baixo) e quando ele encerra dizendo "Ela inclui também a aprendizagem" (dando uma idéia de que a aprendizagem é um fenômeno secundário em todo esse processo, um fenômeno não tão importante quanto os outros. Eu usaria, no lugar de "também", a palavra principalmente).

Fonte: BELLONI, M. L. Educação a Distância.Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

Um comentário:

  1. Ai, Ju... que lindo seu blog! Tãoooo sua cara =)
    Adorei seu post, me fez refletir sobre esse meu último semestre da faculdade, que está sendo todo on-line. Quem dera todos os meus professores tivessem a consciência que você tem sobre EaD... facilitaria muito a vida dos alunos!
    Parabéns por todas as conquistas! Te amo =*

    Tatiana Oliveira

    ResponderExcluir