segunda-feira, 6 de abril de 2009

Primeiras palavras

Queridos colegas leitores do meu blog,

Como vão vocês? É com muita alegria que inauguro o "Potiron na EaD", o blog que criei, como sugestão da professora Elizabeth Danziato Rego aos alunos da disciplina "Educação a Distância", na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

A reflexão sobre o nome do meu blog foi longaaaaaa. Para mim, o momento da escolha do nome é um passo bastante importante, pois é ele que dará a cara daquilo que quero mostrar; é o nome que passará a vocês, leitores, aquela primeira impressão.

Bom, foi assim que aconteceu: uma tia minha, a tia Mônica, mandou um belo texto sobre Paulo Freire para o meu e-mail. Li, adorei e fiquei refletindo sobre todas aquelas palavras profundas e inspiradoras (esperança, mutirão, periferia, juntar-se, história, trabalho, dignidade, liberdade, não-desistência, ser humano...). Uma parte do texto, em especial, que reproduzo a seguir, fez com que eu decidisse o nome do blog:

"A palavra “mutirão” tem origem no idioma tupi. A nação tupi usava a palavra “mutirão” para o trabalho que é feito junto. E a expressão em tupi vem da junção de duas idéias: a noção de tiron, que significa “junto” e po, que é “mão”. Por isso, a noção de potiron é a noção de mãos juntas. E daí que vem para nós a noção de mutirão. Paulo Freire é o grande inspirador deste mutirão. Homens e mulheres que se juntam no dia-a-dia e na história para construir uma outra realidade. Para fazer o inédito viável."

Pronto, está explicado! Que meu blog passe esse sentimento para quem quer que o leia. Um sentimento de união, de luta conjunta, de trabalho coletivo, de mãos dadas, de mãos juntas. "Potiron na EaD" ou "Mãos juntas na EaD".

Segue o link do blog "Programa de Voluntariado", para quem quiser ter acesso ao texto completo, que foi escrito pelo professor Mario Sergio Cortella:

http://www.promonvoluntariado.com.br/2009/03/19/paulo-freire-e-a-esperanca-como-mutirao/?t=print

Abraços, com carinho,

Ju.

7 comentários:

  1. Ju, o seu blog está começando muito bem. Agora é ter disciplina para que ele sempre esteja atualizado e ainda bem que a educação à distância é um assunto rico e interssante e vai possibilitar aos seus leitores boas reflexões. Conte sempre comigo. Bjs. Tia Mônica

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!! td bom? Gostei tambem. Achei o nome legal!! agora ve pra mim como fica meu nome em Tupi hahahah!!

    Capricha ai no blog!! tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  3. Oioi Ju,
    parabéns pelo seu blog!!
    É uma atitude louvável e muito bacana escrever sobre Educação!
    Espero que você possa colher bons frutos com essa iniciativa!!
    Bjão e fica com Deus
    Arthur

    ResponderExcluir
  4. Ah Jujuca!
    Muito beeem! Adorei o nome, confesso que na hora fiquei sem nem conseguir separar as silabas do nome que está no link.. mas ai está a explicação, e muito bem colocada!!
    Boa sorte com seu blog =P
    Beijo amore!

    ResponderExcluir
  5. Querida...
    Parabéns pela iniciativa. Há tempos empurro com a barriga a idéia (já muito cobrada) de criar meu blog. E de repente esbarrar no seu perfil e notar que vc efetivamente retirou esse pensamento do mundo das idéias e o trouxe pro mundo real... cara, colocou um sorrisão no meu rosto nessa madrugada!

    Que textos inspirados resultem do seu teclar, e que você aprecie toda essa experiência.
    :) We should celebrate!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Caramba...
    Grata surpresa seu blog! Sabe aquele dia em que vc decide descobrir algo novo? Pois é, descobri aqui, de noite, e pela internet...

    Aprendi que a única maneira de viver o que vc nunca viveu, é fazer o que vc nunca fez...

    Então me junto ao amigo Victor e reconheço que vc conseguiu abrir mais um sorrisão aqui agora...

    Isso aí.. eu disse "Mais um" ! :)

    Go Ahead ! ;) Bjo grande!

    ResponderExcluir